Parte integrante de um território vinhateiro secular e único, Melgaço partilha com Monção o berço do Alvarinho. Com o nome da casta que lhe deu o nome, o Vinho Verde Alvarinho, pelas suas características organolépticas, está entre os melhores vinhos brancos do Mundo.
Como beber
Únicos no Mundo, a grande parte dos vinhos Alvarinho são consumidos ainda jovens, realçando toda a frescura e o carácter da casta.
Dadas as suas qualidades, este maravilhoso néctar exige que seja bebido fresco, a uma temperatura entre os 10º e os 12º C. Deve ser arrefecido lentamente para que conserve o aroma e servido de preferência em “frappé”, com garrafa aberta vinte a trinta minutos antes de ser consumido. Excelente para aperitivo, acompanha muito bem mariscos e peixes de sabor intenso ou ainda peixes gordos assados no forno.
Os produtores desta região, recomendam que os seus vinhos sejam acompanhados pelos deliciosos produtos locais, o bom fumeiro tradicional, o cabrito do monte, sável de escabeche ou frito, salmão grelhado e lampreia seca grelhada ou frita com ovos.
Fonte: Câmara Municipal de Melgaço