O desejo de reavivar um património com mais de dois séculos de história, aliado ao projeto único de arquitetura, amplamente premiado, do Melgaço Alvarinho Houses – Agroturismo, têm merecido destaque na imprensa.
“Uma propriedade composta por uma habitação em ruínas, terreno de cultivo, vinha e pinhal. Os clientes pretendem recuperar e ampliar a habitação para instalar um empreendimento de Agro-Turismo e ainda construir uma adega e uma área de prova de vinhos, sendo eles viticultores.”
Fontes: Prémio Vida Imobiliária
“Lisboa, Porto, Coimbra, Melgaço, Carvoeiro e Évora acolhem os projetos vencedores da 5ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, que foram anunciados na última 4ª feira em cerimónia de gala.”
Fonte: Vida Imobiliária
Jornal oficial da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa e do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.
Rádio oficial da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa e do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2017
“Já são conhecidos os vencedores da 5ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU). Ao todo foram galardoados projetos localizados em Lisboa, Porto, Coimbra, Melgaço, Évora e Carvoeiro, tendo sido entregues nove prémios, quatro dos quais foram menções honrosas.”
Fonte: Idealista
“O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana recebeu um número recorde de 83 projetos imobiliários, oriundos de 22 concelhos de Portugal Continental e das regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.”
Fonte: Jornal Económico
“…o trabalho da dupla de arquitetos Correia/Ragazzi fez nascer as Melgaço Alvarinho Houses, dois espaços diferentes por fora e quase gémeos por dentro, onde se está como se estivesse em casa.”
Fontes: Público Fugas , Público Fugas (PressReader)
“As Melgaço Alvarinho Houses inauguraram no ano passado e o nome refere-se às duas casas, de estilos totalmente diferentes, situadas num terreno de dois hectares, onde também há uma piscina ao ar livre, uma vinha de alvarinho que se pode podar e vindimar, e muito espaço para descansar.”
Fonte: Evasões
“Em Melgaço nasceu um novo alojamento que promete muita coisa, sossego, paz, diversão com os amigos, piscina, lareira, vinhos, queijos, compotas… E o melhor de tudo, e o mais surpreendente, é que o cumpre com distinção. Há poucos alojamentos que se podem gabar de serem tão versáteis e o Melgaço Alvarinho Houses é um desses.”
Fonte: Sapo Viagens
“Encontrar o descanso absoluto num ambiente de arquitetura e design sofisticado, é o que pode encontrar na Casa das Vigotas, um dos espaços da Melgaço Alvarinho Houses. Num dos socalcos da vinha, sobressai um edifício contemporâneo de três pisos.”
Fonte: Canela e Hortelã
“E por falar em amor. Por falar em paixão. Descobrimos um retiro que vos vai deixar sem reação. Tudo começou com uma casa em ruínas, pertencente a um pregador da freguesia [mais uma desculpa para escrever um romance]. Pois muito bem, a casa do Clérigo (é assim que chama hoje) foi parar às mãos de dois casais que acreditaram no projeto, no sítio, na magia da envolvente, e tornaram uma casa em ruínas num must-have de relaxe…”
Fonte: Blog Maisena
“18 turismos rurais para visitar em cada distrito de portugal – Viana do Castelo: Melgaço Alvarinho Houses.
Este espaço de agroturismo fica a quatro quilómetros da vila de Melgaço e tem duas casas: a Casa Clérigo e a Casa das Vigotas.”
Fonte: NIT
“Diz-se que o Minho rima com Alvarinho, mas pode dizer-se que também rima com caminho. E é um caminho bem longo aquele que tem de se fazer para chegar até este turismo rural assente em duas casas, que abriu em Melgaço no Verão passado.”
Fonte: Timeout
“Numa pequena quinta minhota, em 2016 nasceram as Melgaço Alvarinho Houses. São duas casas, uma T2 e outra T3, que se podem unir através de uma adega subterrânea e funcionar “em plena privacidade”.”
Fonte: The Collection by Observador Lifestyle
“Melgaço, o concelho mais a norte do país, acolhe este agroturismo rodeado de vinhas da casta Alvarinho, que dá nome e cenário a um refúgio único, situado a apenas quatro quilómetros da vila minhota e a outros tantos da fronteira com Espanha. O caráter singular da propriedade tem o cunho da paisagem que o rodeia, mas também de uma arquitetura marcante (Prémio Nacional da Reabilitação Urbana em 2017) que surpreende pelo contraste entre os dois edifícios que compõem o alojamento.”
Fonte: Hotéis de Campo by Casas de Portugal
“…na Melgaço Alvarinho Houses, em Melgaço, também cabe bem um grupo de amigos que queira passar as férias junto dos recantos encantados do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Esta casa, ou melhor, duas (um T2 e um T3), tem capacidade para até 10 pessoas, que dormem nas cinco camas de casal e de manhã não precisam de lutar pela casa de banho porque há sete no total.”
Fonte: MAGG
“Imagine uma propriedade composta por terreno de cultivo, vinha, pinhal e uma habitação em ruínas, localizada em plena zona do vinho Alvarinho. Agora imagine um projeto ambicioso para reabilitar e dar uma nova vida a este espaço, mantendo a sua essência mas renovando-o para o adaptar a um empreendimento turístico.”
Fonte: Blogue “Até Segunda”
“Onde ficar em Melgaço.
(…) Eu fiquei nas excelsas Melgaço Alvarinho Houses, um hino à arquitetura de reabilitação, proporcionando um equilíbrio tão harmonioso quanto provocatório entre linhas modernas e espaços tradicionais. As casas ficam a pouco mais de 3km do centro de Melgaço, são ideais para grupos de amigos ou famílias numerosas.”
Fonte: Blogue “Alma de Viajante”